Qual a Melhor Mamadeira para Recém Nascido?

0

Os médicos pediatras recomendam de maneira bem enfática que a alimentação do bebê, em particular até os 6 meses de idade, seja feita somente com o leite materno, ou seja, no peito da mãe. Alguns pediatras mais radicais ainda, reforçam que, se possível, a amamentação com leite materno deva ser intercalada com a introdução de outros alimentos até os 2 anos de idade da criança, sem que ela tenha contato com qualquer tipo de bicos artificiais – chupetas e mamadeiras.

No entanto, o que é recomendável está muito longe da realidade da mulher de hoje, em particular de algumas mães, que precisam retornar ao trabalho, logo que a licença maternidade termina – embora sancionado pelo congresso o aumento da licença de 4 para 6 meses, esta não é a realidade da grande maioria. Somado a isto, algumas mulheres apresentam dificuldade em relação à amamentação com os seios, por conta da dor excessiva ou por falta de leite mesmo.

Por isso, ter uma mamadeira em casa (ou várias delas) é imprescindível. E caso a mãe encontre dificuldade em amamentar seu pequeno (ou pequena) desde as primeiras semanas? Como escolher a melhor mamadeira para recém nascido? Embora a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomende o uso de bicos artificiais e, em casos mais extremos, sugere que a criança seja alimentada com leite artificial em um copinho, os bicos conhecidos como ortodônticos e de silicone são os mais recomendados. Na hora de fazer a escolha pela mamadeira, este deverá ser o critério mais importante a ser considerado. Outra recomendação enfática é nunca furar o bico da mamadeira para que “passe mais leite”. Crianças de 0 a 6 meses devem usar mamadeiras que contenham bicos com furo número 1. Mamadeiras com bico ortodôntico número 2 somente são recomendadas a partir dos 6 meses de vida.

A mamadeira não é nenhuma vilã. Ao contrário, algumas delas ajudam inclusive a diminuir a cólica sentida pelo bebê em seus primeiros meses de vida. Outras trazem em seus interiores um sistema que ajuda até a minimizar problemas de refluxo, que são tão constantes nos primeiros meses.

As mamadeiras devem ter entre 120 ml e 240 ml para os bebês recém-nascidos.  Até o fim do segundo mês, dificilmente será necessária uma maior. Para bebês que se alimentam exclusivamente com mamadeira, são necessárias entre quatro e seis de cada tipo, dependendo da frequência da lavagem.

Uma marca bastante apreciada,mas que não pode ser comprada no Brasil, é a das mamadeiras MAM. Com qualidade em seu acabamento e de fácil higienização, as mamadeiras dessa marca podem ser encontradas em várias linhas. Uma delas é a FirstBottle, que possui um sistema de fluxo contínuo, ideal para recém-nascidos. Pode ser adquirida pela internet e custa em torno de $ 30, sem as taxas de importação.

Outra marca de mamadeira ideal para recém–nascidos e que pode ser encontrada no mercado nacional é a Avent. Possui qualidade, bom acabamento e um sistema anticólica. Os bicos são macios e anatômicos. Podem ser encontradas por um preço médio de R$ 70,00.

Mamadeira Avent

Outra marca bem popular é a NUK, que tem uma linha especial para recém-nascidos. Pode ser encontrada nas melhores lojas de produtos para bebês.

Uma marca americana cujo custo–benefício vale muito a pena é a Dr. Brown. Em modelos tradicionais ou de vidro, são mamadeiras que possuem sistema anti-refluxo – há uma cânula em seu interior que obriga o bebê a fazer o mesmo esforço que faria para sugar o leite no seio da mãe. Acabamento excelente, qualidade e resistência. Sai em média R$ 70,00 cada mamadeira.

Gostou das sugestões? E você que já é mãe e passou por essas experiência – qual a melhor mamadeira para recém nascidos? Conta pra gente aqui nos comentários!

Gostou? Então Compartilhe Agora!

Deixe um Comentário